Três Arroios é a 3ª melhor cidade para se viver no Rio Grande Sul

Localizada no norte do estado, Três Arroios está entre as 10 melhores cidades pra se viver no Estado do Rio Grande do Sul. Em matéria publicada pelo Diário do Estado, na quarta-feira, 22/07, apresenta o ranking das melhores cidades onde você pode encontrar qualidade de vida, com base no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

Para se chegar ao índice geral são usados dados oficiais. Conforme o índice geral do IDHM de Três Arroios é de 0,791 o que representa a 3ª melhor cidade para se viver do Estado e a melhor da região. Basicamente, são levados em conta três itens: vida longa e saudável (longevidade), acesso ao conhecimento (educação) e padrão de vida (renda). A partir dos cálculos de cada um desses fatores, se chega ao índice geral de IDHM, organizado no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil.

Para o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, o título se deve a qualidade de vida da nossa população, que se reflete na longevidade, ao acesso a educação de qualidade mesmo em tempos de pandemia as aulas estão acontecendo de forma virtual dando continuidade ao ano letivo e também os investimentos realizados na construção da escola infantil que proporciona educação de zero a cinco anos.

– Ainda, na questão renda os investimentos realizados no setor agropecuário, industrial, comercial e de serviços faz com que as receitas sigam crescendo proporcionando o aumento da renda a geração de emprego e consequentemente melhor qualidade de vida que definiu o IDHM 0,791 terceiro melhor no RS e primeiro na região do Alto Uruguai, ressaltou o prefeito Lirio Zarichta.

Veja abaixo as 10 cidades gaúchas com melhor desempenho no IDHM:

1º Porto Alegre

Porto Alegre tem um IDHM de 0,805, o que lhe confere o primeiro lugar entre as cidades do estado.

2º Carlos Barbosa

O IDHM é de 0,796