...

Colonização

 

O município de Três Arroios teve o início de sua colonização em 17 de fevereiro de 1917, quando famílias de imigrantes alemães chegaram nesta região, juntamente com Rodolfo Früwerth, agrimensor. Entre os primeiros imigrantes estava também o senhor Max Kammler.

No ano seguinte chegou ao pequeno povoado o senhor Frederico Lorracher, carpinteiro, que iniciou uma fábrica de móveis, hoje denominada Zahner Indústria de Móveis.

Neste mesmo ano chegaram também os senhores Pedro Riedel e Sigmeister, também carpinteiros que ajudaram na construção da Escola Nossa Senhora de Lourdes, fundada pelas Irmãs Franciscanas, sendo a terceira desta Congregação no Brasil.

Em 1919 chegaram a Três Arroios os padres Franciscanos e muitas famílias de imigrantes, em sua maioria alemães, vinham se instalando.

No dia 08 de julho de 1953, pela lei nº 244, na administração de José Mandelli Filho, então prefeito de Erechim, foi criado o distrito de Três Arroios.

A Empresa Colonizadora Luce-Rosa & Cia Ltda foi uma das empresas privadas que, de acordo com a Legislação 1899/1900, tinha a permissão da Inspetoria de Terras de colonizar o Rio Grande do Sul. Tinha sua sede social em Porto Alegre e foi fundada em 1915, atuando no norte do nosso Estado a partir de 1916.

Três Arroios é assim denominado pelo fato de, na época da colonização, a Companhia Colonizadora Luce-Rosa & Cia Ltda ao iniciar seus trabalhos na localidade encontraram três rios a que denominaram de Lageado Perdido, Napoleão e da Sede, o que originou o nome do vilarejo.

Em 27 de julho de 1965, os cidadãos eminentes do lugar, reuniram-se para iniciar o movimento emancipacionista do então distrito de Três Arroios. Em 15 de maio de 1967, foi criado o primeiro movimento pró-emancipação, que não obteve sucesso. Mas, em 25 de abril de 1985 foi lançado o movimento pró-emancipação e no dia 11 de setembro de 1985 reuniram-se novamente a população Tresarroiense com a finalidade de discutir o assunto e eleger nova comissão emancipacionista. Por aclamação geral de todos os presentes foi eleita a comissão emancipacionista que, com muito trabalho e determinação, em 20 de setembro de 1987 realizou o plebiscito que decidiu pela emancipação de Três Arroios. A votação no plebiscito contou com 1.417 eleitores, sendo que 1.342 votaram pelo SIM e  pela Lei Estadual nº 8.422 de 30 de novembro de 1987 é criado o município de Três Arroios.

Município em pleno desenvolvimento econômico busca proporcionar o encantamento e a satisfação a quem nele vive e a quem o visita. Três Arroios possui no interior da Igreja Matriz Santa Izabel da Hungria uma obra de arte feita por Josef Mozer que com o passar dos tempos esta réplica foi despertando grande devoção particular entre o povo Tresarroiense e hoje ela ocupa lugar de destaque não só em Três Arroios, nosso município, mas em nível regional, estadual e nacional, pois todo ano, no primeiro domingo da Quaresma, é realizada uma grande Romaria, atraindo romeiros de todos os lugares. É tanta a beleza e importância dessa obra que, no ano de 2014, para as festividades alusivas à semana do município, com a presença de várias autoridades, inclusive o representante Estadual dos correios e telégrafos do Rio Grande do Sul, e de familiares do Senhor Josef Mozer, residentes ainda em Treze Tílias, ela tornou-se Selo, sendo reconhecida e espalhada em todo território nacional e fora dele também.

Os munícipes, sempre acolhedores, transparecem a alegria de viver neste vale encantador.  Cidade gaúcha com o 3º melhor IDHM – Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios, ocupando a 62ª posição no Brasil.  Três Arroios  está em 15º lugar com a melhor renda per capta do país e recebeu em 2014 do MEC – Ministério da Educação – o Selo de Município Livre de Analfabetismo por cumprir com o compromisso de universalizar a alfabetização com mais de 97% da população alfabetizada.

 Hoje Três Arroios apresenta 2.855 habitantes  possuindo uma área de 140,7 km2  localizado a  380  km da capital do estado Porto Alegre, também conhecido como o Príncipe dos Vales do Alto Uruguai oferece a quem o visita opções variadas de lazer, gastronomia, turismo, festas tradicionais e o gostoso aconchego da pequena cidade do interior que cultiva os costumes e tradições, especialmente germânicos.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo