Prefeitura institui comitê de crise contágio pelo coronavírus

Na sexta-feira, 20 de março, o prefeito Lirio Zarichta, anunciou uma série de medidas temporárias e emergenciais para evitar o contágio pelo Coronavírus (COVID-19) à população de Três Arroios.

As medidas anunciadas pelo gestor constam no Decreto Municipal de Situação de Emergância e da Portaria que institui os membros do Comitê de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação emergencial composto por:

– Lirio Antonio Zarichta – Prefeito Municipal

– Luiz Valdecir Pertuzzatti – Vice Prefeito

– Eisa Fátima de Carvalho – Secretária de Saúde

– Ana Capelett Zaricha – Secretário de Administração

– Gilberto Jose Mattia – P/ Secretário de Obras e Serviços Públicos

– Nelson Bisol – Obras e Serviços Públicos

– Neivo Janish – Obras e Serviços Públicos

– Claudio Pompermaier – Engenheiro Civil

– Jadir Joel Demarco – Fiscal de Tributos

– Édimo Cesar Bancer – 2º Sargento – Brigada Militar

– Iores Sergio Rueckert – Presidente da ACCITA

– Jair Griebler – Chefe da EMATER

O trabalho será realizado sem nenhuma remuneração, sendo considerado de relevante múnus público.

Mediante o trabalho preventivo realizado é importante que a população faça sua parte. “Estamos agindo com todo rigor, seriedade, responsabilidade e cautela para resguardar os munícipes”, afirmou o prefeito Lirio.

O que é coronavírus? (COVID-19)
Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).

Como prevenir o contágio:

Medidas comuns do dia a dia, como lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. Sem a adoção das recomendações, número de casos do coronavírus podem dobrar a cada três dias.

Formas de prevenção:

– Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel;

– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos sujas;

– Evitar contato próximo com pessoas doentes;

– Ficar em casa quando estiver doentes;

– Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir;

– Evite aglomerações se estiver doente;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Não compartilhe objetos pessoais.