Três Arroios recebe título de Projeto Inovador

Na quinta-feira, 30 de maio, o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta recebeu o certificado concedido aos municípios da região com iniciativas digitais em andamento.

O título foi entregue durante o Fórum de Cidades Digitais que aconteceu em Erechim, na URI. Tecnologias que garantam maior eficiência da gestão pública foram tratadas durante o I Fórum de Cidades Digitais do Alto Uruguai, promovido pela Rede Cidade Digital em parceria com o Município de Erechim.

Representantes de pelo menos 20 municípios participaram do encontro, que trouxe experiências implantadas pelos municípios e soluções de mercado.

Projeto Inovador Alto Uruguai – RS

BARÃO DE COTEGIPE (Modernização da Iluminação Pública)

CHARRUA (Lâmpadas de LED)

ESTAÇÃO (Videomonitoramento)

GAURAMA (Internet Rural)

JACUTINGA (Jacutinga de Olho)

PAULO BENTO (Nota Fiscal Eletrônica)

TRÊS ARROIOS (Inclusão Digital)

ERECHIM (Robótica para alunos das escolas municipais)

 

RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE INFORMÁTICA DA ESCOLA MAURÍCIO CARDOSO

O MUNICIPIO INTRODUZIU A INFORMÁTICA NAS ESCOLAS POIS ACREDITA QUE É A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS PARA ENTRAR EM UM MUNDO MAIS TECNOLÓGICO, PODENDO DAR A ELES UMA BASE SIMPLES PARA QUE POSSAM DESENVOLVER SUAS PRÓPRIAS HABILIDADES FUTURAS. A INTRODUÇÃO DA INFORMÁTICA NAS ESCOLAS DEIXOU DE SER UMA QUESTÃO DE PONTO DE VISTA E PASSOU A SER UM CONSENSO.

NÃO HÁ MAIS FUNDAMENTOS EM NÃO TER UMA SALA DESSE TIPO NO AMBIENTE ESCOLAR. AS SALAS OU CHAMADOS LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA OS ALUNOS TERÃO UM CONTATO COM OS COMPUTADORES. ESSE CONTATO PODE SER ATRAVÉS DE AULAS DE INFORMÁTICA BÁSICA OU ATÉ MESMO EM AULAS COMPLEMENTARES SOBRE AS MATÉRIAS COMUNS DA ESCOLA, COMO JOGOS EDUCATIVOS SOBRE MATEMÁTICA, QUÍMICA, PORTUGUÊS, ENTRE OUTRAS.

OFERECENDO ESSAS OPORTUNIDADES DE ESTUDOS DIFERENCIADOS PARA OS ALUNOS, O INTERESSE NELES EM APRENDER VAI SER MANTIDO.

OUTRA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA É QUE MUITAS VEZES NELE QUE CRIANÇAS TEM O PRIMEIRO CONTATO COM COMPUTADORES.FIRMANDO ASSIM A IMPORTÂNCIA SOCIAL DESSE AMBIENTE, POIS É ATRAVÉS DELES QUE HÁ A INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS QUE NÃO PODERIAM TER ACESSO A TECNOLOGIA DE OUTRA FORMA.

ESSES LABORATÓRIOS NÃO SÓ AUXILIAM NO APRENDIZADO MAS TEM UM IMPORTANTE PAPEL PARA QUE CRIANÇAS COM CONDIÇÕES MENOS FAVORÁVEIS POSSAM TER CHANCES IGUAIS NO FUTURO.

O ATENDIMENTO COM A CONTRATADA TATIANE PESENATTO LONGO VISA A PRESTAÇAO DE SERVIÇOS TECNICO ESPECIALIZADOS DE INFORMÁTICA BÁSICA. O TRABALHO É REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MAURÍCIO CARDOSO, SEMANALMENTE PARA TODAS AS TURMAS (1º ANO ATÉ O 4º ANO) TOTALIZANDO 50 ALUNOS.

NA ETAPA INICIAL OS ALUNOS APRENDEM OS COMANDOS CORRETO DO TECLADO E COMPUTADOR, COMO POSICIONAMENTO DOS DEDOS, COMANDOS E NUMERAÇÃO, ENFIM TRABALHAM A DIGITALIZAÇÃO.

APÓS CONHECEM O WINDOWS, ONDE O ALUNO ALEM DE ITERAGIR COM O COMPUTADOR, APRENDE A ABRIR E FECHAR PROGRAMAS, A GERENCIAR, GRAVAR E ABRIR ARQUIVOS, A CONFIGURAR SUA ÁREA DE TRABALHO…

WORD: O ALUNO APRENDERÁ OS PRINCIPAIS RECURSOS DO APLICATIVO, DESDE A CRIAÇÃO DE UM DOCUMENTO, FORMATAÇÃO DE TEXTOS, SALVAR ARQUIVOS, INSERIR IMAGENS NO TEXTO, FAZER UM CARTÃO PERSONALIZADO…

EXCEL: APRENDE A FAZER PLANILHAS ELETRÔNICAS PARA REALIZAR CÁLCULOS, CONTROLE NUMÉRICO, TABELA DE CUSTOS, CONTROLE DE ESTOQUE, ENFIM OPERAÇÕES BÁSICAS.

POWER POINT: O ALUNO IRÁ APRENDER A CRIAR APRESENTAÇÕES. SERÃO EXPLORADAS FERRAMENTAS PRA MONTAR APRESENTAÇOES COM FOTOS, GRÁFICOS, SONS, TABELAS, EFEITOS DE TRANSIÇÃO E ANIMAÇÃO ETC,..

INTERNET: O ALUNO APRENDE A NAVEGAR NA INTERNET, ACESSAR SITES, FAZER PESQUISAS E DOWNLOADS, ENTRAR EM SALAS DE BATE –PAPO E LOJAS VIRTUAIS, CADASTRAR-SE EM E-MAIL,

 

Rolar para cima