Premiação do Concurso de Cucas Três Arroios: Minha Cuca Preferida

Na terça-feira, 23 de novembro, foram premiadas as vencedoras do primeiro concurso “Três Arroios minha cuca preferida”.
O concurso faz parte da programação de aniversário dos 34 anos de emancipação.
Categoria CUCAS BATIDA
1º lugar – Lenir Maria Goetter
2º lugar – Juliane Robacher
3º lugar – Catarina Debastiani Drescher
Categoria CUCAS SOVADA
1º lugar – Norma Inês Pezenatto
2º lugar – Viviane Katia Debastiani
3º lugar – Veraci Petrtuzatti Debastiani
CONCURSO DE CUCAS DE TRÊS ARROIOS TEVE GRANDE ADESÃO
Visando resgatar a cultura local e valorizar as receitas de família, que são passadas de geração a geração, a fim de valorizar a identidade cultural local, fortalecendo ações com vistas ao turismo gastronômico, a Prefeitura de Três Arroios e a Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), através do Escritório Municipal, e o apoio da Rádio Príncipe dos Vales promoveram o 1º Concurso Três Arroios – Minha Cuca Preferida.
O concurso aconteceu na sexta-feira (19/11), na Casa da Cultura, com 32 participantes que produziram cucas e concorrem nas categorias tradicionais batida e sovada.
O grupo de avalição foi recebido pela comissão organizadora, que expôs o objetivo do concurso, de resgate cultural das receitas. Os jurados recebiam informações sobre as receitas de cada cuca avaliada. Na avalição foram observados itens como aparência, massa/sabor, massa/textura, recheio (sabor e textura), cobertura, equilíbrio entre sabores e resgate caseiro.
A comissão avaliadora foi integrada pelo prefeito, Carlos Burille, Nadia da Rosa (extensionista rural social da Emater/RS-Ascar), ex-primeira-dama de Aratiba Rosângela Poletto, Euzebio Gasparin e Tuan Viana (empresa Roseflor), Marli Trentin (Cantina Trentin), Alissia Barberini (Nutricionista), Gertrude Giacomini (92 anos e conhecida no município como Tuti) e Ariovaldo Nestor Schafer (rádio Príncipe dos Vales de Três Arroios).
A Comissão organizadora contou com a participação de Adriana Drescher e Sandra Leichtweis (representes do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar em Três Arroios), Ana Zarichta e Fabiola Pezenatto (representantes da Secretaria Municipal de Turismo) e Sirlei Gazoni (representando a Secretaria Municipal de Educação).
“O objetivo é resgatar as receitas das famílias. Está se perdendo este conhecimento”, reforçou a extensionista Sandra Leichtweis. Ela agradeceu as produtoras que aceitaram o desafio de participarem. “O fato de vocês terem aceitado o desafio de participarem do concurso nos motiva a seguir com este evento e já gerou interesse de outros municípios em promover o concurso e estão buscando informações sobre o regulamento”, contou a extensionista.
A extensionista Nádia da Rosa destacou a importância do resgate das receitas, da parceria entre Emater/RS-Ascar e a Prefeitura e parabenizou a todos pela organização do evento.
O prefeito agradeceu e parabenizou a comissão organizadora, a comissão julgadora, as participantes e o patrocínio da empresa Roseflor. “Vencemos este desafio com um grande número de participantes e estão todos de parabéns”, destacou. Otimista com o sucesso do evento, o prefeito anunciou a realização da 2ª edição do concurso para o próximo ano. Todas as cucas estavam deliciosas. É até difícil para comissão julgadora escolher as melhores, complementou.
A programação encerrou com a degustação das cucas pelas participantes e pelas comissões organizadora e julgadora. O evento seguiu os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19. Todas as receitas inscritas farão parte de uma coletânea de receitas e os três primeiros lugares receberam premiação.