Prefeito participa de reunião sobre os HPPs

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta participou na quinta-feira, 07 de maio, de uma reunião sobre os Hospitais de Pequeno Porte (HPPs), na sede da Famurs em Porto Alegre.

O encontro abordou as principais dificuldades enfrentadas pelos municípios para custear e prestar atendimentos à população nos 82 Hospitais de Pequeno Porte (HPPs) no Rio Grande do Sul, com menos de 30 leitos.

Lideranças argumentam que, se os 82 HPPs existentes hoje no Rio Grande do Sul virem a se transformar em Padu, poderá ocorrer o fechamento de 1.618 leitos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde. Isso acontece porque os estabelecimentos não poderão mais internar pacientes, caso não sejam classificados como hospitais.

Prefeitos, dirigentes de entidades representativas da área da Saúde e deputados estaduais subscrevem o requerimento que será entregue ao governador José Ivo Sartori, postulando a anulação da Portaria n.º 064/2018, que trata sobre os HPPs que tiveram o perfil assistencial redesignado como Pronto Atendimento de Urgências (Padu).