Plantio de ipê branco na praça e reposição de mudas de carvalho europeu

Uma das atividades da Semana do Meio Ambiente de Três Arroios foi o plantio de mudas de árvores repletas de simbologia. O plantio foi acompanhado pelo prefeito Carlos Burille, vice-prefeito, Tiago Schafer, secretário da Agricultura, Luiz Pertuzzatti, diretora de Meio Ambiente, Nádia Varotto e o casal Edouard Jaeger e Ilva Zago doadores das mudas trazidas da Alemanha.

Na Praça Augusto Kops foi plantado um Ipê Branco – (muda doada pelo CDA- Itá) e junto a Gruta Nossa Senhora de Lourdes foram plantados alguns exemplares de Carvalho. Essa espécie que pode viver centenas de anos e pertence à família Fagaceae, gênero denominado Quercus e as mudas foram trazidos da Alemanha.

O Carvalho faz parte da história da imigração alemã no município. Dois exemplares ainda sobrevivem junto a Gruta com estimativa de um século de vida, tendo sido plantada pelos primeiros imigrantes que aqui se estabeleceram, eles são constantemente admirados por sua imponência e robustez e o local é um ponto turístico visitado por muitos admiradores.

Gratidão a Família Zago e Jaeger:

Sabedores da relação dos carvalhos com nossa imigração alemã e percebendo que com o tempo os exemplares poderiam se extinguir foi que o casal Ilva Zago e Edouard Jaeger (Edy) que residem em Luxemburgo na Alemanha, e que agora também firmou morada em Três Arroios, trouxe alguns exemplares para que a história não se acabasse com a desvitalização natural dos mesmos.

E por coincidência ou não, o local onde as mudas foram retiradas em um passeio de férias também abriga uma Capela de Nossa Senhora de Lourdes na cidade de Eppelborn. E assim nesta data, novas mudas foram plantadas, não as veremos na sua imponência de vida adulta, mas certamente alguns de nossos sucessores poderão também observá-los e talvez contar esse mesmo relato, e causar o mesmo encantamento e orgulho que tem causado em nós.