Jovens de Três Arroios têm projetos selecionados no programa bolsa juventude rural

Três alunas da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes, estão entre os jovens selecionados no programa Bolsa Juventude Rural, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR) do Estado do Rio Grande do Sul.

As jovens selecionadas Alana Ângela Gasparin, da Comunidade da Linha Vaca Morta, com o pré-projeto aumento e diversificação da produção agroecológica de hortigranjeiros, Daniele de Lima, da Comunidade da Linha Três, com o pré-projeto: aumento de produção orgânica e diversidade de produtos olerícolas e, Micheli Ingrid Griesang Motter, da Linha Lajeado Antas, com o projeto produção de ovinos de corte através do aumento de plantel e a melhoria na alimentação animal.

Para concorrer a bolsa, os jovens interessados deveriam atender cumulativamente as seguintes condições:

1º) estar matriculado (a) no segundo ou no terceiro ano do ensino médio, em escolas públicas estaduais ou inscrito(a)/matriculado(a) em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância;
2º) ter entre 15 e 29 anos;
3º) possuir Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) ativa; e 4º) possuir baixa renda bruta familiar.

A equipe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar assessorou no ano de 2020, 11 jovens para a etapa de inscrição e destes, 3 tiveram seus projetos habilitados e receberão o valor de R$200,00 mensais por 10 meses, totalizando R$2.000,00 por jovem selecionado, para implementar o projeto.

A participação da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora de Lourdes na divulgação e incentivo aos jovens foi importante, pois para o jovem receber o benefício a escola precisa enviar mensalmente a frequência escolar.

Agora os jovens estão na fase de assinatura de contrato, sendo que nesta quinta-feira, 18 de março, haverá o Ato de Entrega dos Contratos na Região de Erechim, com a presença de autoridades e beneficiários, sendo que para este ato já está confirmada a presença on-line do município de Três Arroios, do Prefeito Carlos Burile, Secretário de Agricultura Luiz Valdecir Pertuzatti e do Diretor da Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, Edécio Nereu Klein, o Chefe do Escritório Municipal Jair Antônio Griebler, a Extensionista Rural Social Sandra Regina Scarantti Leichtweis e as Jovens selecionadas Alana Angela Gasparin, Daniele De Lima e Micheli Ingried Griesang Motter.