Construção do Projeto Político Pedagógico

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso estiveram reunidos na sexta-feira, 02 de agosto, a direção, os professores e os pais para debater algumas questões e assim elaborar o PPP – Projeto Político-Pedagógico da Escola.

Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP.

O documento que será elaborado define a identidade da escola e indica os caminhos para ensinar com qualidade, ou seja, construir um documento orientador do território municipal de Três Arroios.

O PPP é extremamente relevante no que se refere ao estabelecimento e ao crescimento da instituição, afinal, é ele que define não só o que deve ser feito, mas como deve ser feito. É principalmente dessa forma que a instituição de ensino pode atingir seus objetivos de maneira eficiente. Portanto, o projeto político-pedagógico faz parte do planejamento e da gestão escolar. A questão principal do planejamento é então, expressar a capacidade de se transferir o planejado para a ação.

É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.

É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.

É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.