BRASPOL realiza evento em Três Arroios

Aconteceu na sexta-feira, 12 de outubro, a Assembleia Extraordinária da BRASPOL – Representação Central da Comunidade Brasileiro Polonesa do Brasil na Casa de Cultura em Três Arroios.

Mais de 100 poloneses e descendentes de poloneses dos municípios de Três Arroios e Severiano de Almeida estiveram presentes.

O evento contou com a presença do presidente da BRASPOL do Rio Grande do Sul, André Hamerski, que presidiu a assembleia. Na oportunidade foi eleita a Diretoria Executiva dos municípios, que ficou assim constituída: Presidente, Carlos Faricoski; Vice-Presidente, Ivo Cauca; Secretária de Administração, Cassiana Strieski; Secretário de Finanças, Dirceu Jorge Vesoloski; Secretário de Cultura, Diego Jacuboski. Também foi eleito o Conselho Fiscal e Comunitário.

Paralelamente a assembleia, no mesmo local, ocorreu à exposição fotográfica sobre a história da Polônia, que durante toda semana teve a visitação dos alunos das escolas da rede municipal e estadual, e o público em geral.

A criação da organização da BRASPOL tem como objetivo resgatar, preservar e cultivar as tradições da etnia, além de promover a integração com outras organizações étnicas da região e estado.

O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, em sua manifestação destacou sobre a importância da organização, parabenizou a todos, bem como reforçou o apoio da prefeitura para importantes iniciativas como esta.

O presidente da BRASPOL do RS, André Hamerski, destacou “que além dos aspectos de resgate das origens da etnia, a organização da BRASPOL possibilita principalmente para jovens estudantes a oferta de cursos e eventos de intercâmbio entre Brasil e Polônia, que são financiados pelo senado do país europeu”.

Já o novo presidente municipal, Carlos Faricoski, em sua fala ressaltou que a diretoria irá trabalhar para organizar eventos culturais, artísticos e gastronômicos, visando integrar os poloneses e descendentes dos dois municípios.