Alto Uruguai terá nova referência em cardiologia

Os moradores das 32 cidades da região do Alto Uruguai passarão a contar com uma nova referência para o atendimento em alta complexidade de cardiologia no Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

O acerto está em fase final de pactuação e foi tratado em reunião nesta quarta-feira (2) entre a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, e prefeitos da região. A região passará a ter duas unidades com essa especialidade, já que o serviço também seguirá sendo ofertado no Hospital São Vicente de Paulo.

A pauta era uma solicitação da Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU), na reunião representada pelos prefeitos de Três Arroios, Lirio Zarichta, e de Campinas do Sul, Neri Montepo. Também estiveram presentes o deputado estadual Paparico Bacchi além do administrador do Hospital de Clínicas, Luciney Boher, e o médico Tiago Vendrusculo.

O Hospital de Clínicas de Passo Fundo já é referência macrorregional no norte do Estado para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atende hoje a 144 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 1,1 milhão de pessoas, para atendimento de procedimentos de alta complexidade em Ortopedia e Traumatologia, Neurocirurgia, Terapia Substitutiva Renal, Oncologia e Hemodinâmica.