Prefeitura realiza ação de combate à dengue

A Prefeitura de Três Arroios, através da Secretaria de Saúde, realizou ações de eliminação de possíveis criadouros de mosquito nos cemitérios do município. Também um mutirão foi realizado em diversos pontos do município.

Além desse procedimento adotado pelo Poder Público, é muito importante que a população mantenha os cuidados com locais onde pode acumular água parada e proliferar o mosquito transmissor.
Atualmente o Município de Três Arroios possui 1 (um) caso positivo de dengue.

A prevenção da dengue pode ser feita com práticas simples que evitam, principalmente, a reprodução do mosquito transmissor, através da eliminação de objetos que acumulem água parada como pneus, garrafas e plantas.

ELIMINAR OS FOCOS DE ÁGUA PARADA
O mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que o mosquito se reproduza:

–  Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;

– Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;

– Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;

– Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana.